Bem-vindos a

Manteigas

A Escola Profissional de Hotelaria situa-se na Vila de Manteigas,

onde se respira ar puro em meio a paisagens deslumbrantes.

Descobre o coração da Serra da Estrela

121,98

km2

2938

habitantes

24,1

hab./km2

Rodeada por grandiosas paisagens, a Vila de Manteigas é conhecida pela sua localização privilegiada, no Vale Glaciar do Zêzere, em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela.

Inserida no distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, a zona urbana da vila inclui duas freguesias – Santa Maria e São Pedro. Para além destas, o concelho é composto por mais duas Freguesias – Sameiro e Vale de Amoreira.

Origem

«Achamos per foral del rey dom Sancho primeyro que os tributos foros e direitos reais na dita villa se deuem e ham de arrecadar e pagar daquy em diante na maneyra e forma seguinte…»
Manteigas terá nascido oficialmente entre 1186 e 1188. Ainda que o seu certificado de nascimento – carta de foral concedida por D. Sancho I – se tenha perdido no tempo, não existe qualquer dúvida quanto à promulgação de tal diploma, pois o Foral de 1514, faz referência expressa à existência de um foral outorgado por D. Sancho I. 
Ler mais

Desenvolvimento

“Os primeiros teares criaram-se, em já difusos e incontáveis dias, para a lã que produziam os rebanhos dos Hermínios”, escreveu Ferreira de Castro, em "A Lã e a Neve" (1947)
A pastorícia e a indústria dos lanifícios constituíram importantes atividades. A política industrial do Conde da Ericeira (século XVII) procurou centralizar a produção na Serra da Estrela, “onde tudo são lãs e panos”. A instalação da unidade manufatureira na vila viria a transformá-la num centro industrial de destaque.
Ler mais

Vale Glaciar

do Zêzere

Vale Glaciar do Zêzere, 13kms de extensão, um dos maiores da Europa, maravilhosa dádiva da Natureza e, ao mesmo tempo, uma lição a céu aberto sobre os vestígios da última época de glaciação, há milhares de anos.

Covão

d'Ametade

O Covão d’Ametade situa-se no sopé do Cântaro Magro. Encontra-se dotado de infraestruturas de apoio à visitação respeitadoras da sensibilidade do local. Daqui contempla-se a imponência e grandiosidade do afloramento granítico dos Cântaros.

Faias de São

Lourenço

A maior mancha de faias da Península Ibérica situa-se porventura na encosta de São Lourenço, Destaca-se também a Capela de São Lourenço no topo da montanha.

Relva da

Reboleira

A praia fica a apenas 8 km da sede de concelho, num entorno natural único, nas margens do Zêzere, e a poucos quilómetros da sua nascente.

Covão

da Ponte

O Covão da Ponte, situado a 950m de altitude, possui características naturais ótimas para a prática de atividades ao ar livre. Local onde é possível encontrar uma sintonia entre a natureza e a preservação deste espaço natural, ladeado pelo Rio Mondego.

Parque

da Várzea

Situado na margem esquerda do Rio Zêzere, às portas da Vila de Manteigas, o Parque da Várzea dispõe de zonas de sombra, bar de apoio e um lago artificial, condições mais que suficientes para merecer a sua visita na época do Verão.

 

Câmara Municipal: +351 275 980 000

Centro de Saúde: +351 275 980 101

Posto GNR: +351 275 981 559

Bombeiros: +351 275 982 333

Posto de Turismo: +351 275 981 129

Biblioteca Municipal: +351 275 980 000

Chamada para a rede móvel nacional