“Pão com Manteigas” é o nome do projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, criado pela turma 2 CP22 da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas (EPHM).
Para além do “Pão com Manteigas”, foram colocados a sufrágio outros três projetos: “Expositores Digitais de Manteigas”, dos alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Manteigas; “Manteigas Capital da Água – Água para Todos”, do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Manteigas; e “Melhoramento do Circuito de Manutenção – São Sebastião”, do 11.º ano do Agrupamento de Escolas de Manteigas.
vencedor foi conhecido na última reunião pública do executivo, depois de estudantes terem apresentado os quatro projetos.
Segundo foi explicado pelas alunas Eliane Santos e Cláudia Vaz, da EPHM, o projeto visa criar três tipos de pão: um de noz, um de castanha e um de feijoca, de modo a que “Manteigas e os seus sabores sejam divulgados”.
“Diversificar sabores” é o principal objetivo, que pretende “promover a utilização dos produtos endógenos e potenciar a utilização dos recursos existentes em Manteigas, dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio, apresentar um novo produto identitário e diferenciador, de reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia local, criar e divulgar a ficha técnica dos três tipos de pães e ainda dar a conhecer as técnicas de preparação e métodos de confeção”.
Criar uma imagem de marca para dar a conhecer a EPHM e Manteigas e criar e registar uma marca patente em nome do Município de Manteigas são os próximos passos.
Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal, mostrou-se esperançoso de que o projeto “venha para ficar” e “possa estar comercializado nos restaurantes, pastelarias e hotéis”.
Um pão com marca “made in Manteigas”, concluiu o autarca.
O projeto dispõe agora de 10 mil euros para ser desenvolvido, sendo que 679,39 euros serão para a criação da marca/patente; 3.382,50 euros para a criação da imagem; 2.245,11 euros para equipamentos e utensílios; 1299 euros para a confeção de 300 paes de castanha; 948 euros para a criação do pão de feijoca; e ainda 1446 euros para a confeção do pão de noz.